Ai, to atrasada!

Falando de cabelo… A Shampuzada!

Muita gente fica em dúvida sobre o que é a shampuzada e como fica o cabelo após a aplicação dessa mistura, hoje vou tentar esclarecer um pouco dessas dúvidas.

Mas o que é a shampuzada? (ou shampoozada, como algumas escrevem por aí) A shampuzada nada mais é que a mistura de 25ml de água oxigenada (ox) de 20 ou 30 vol. + 25ml de shampoo anti resíduos + 25gr de pó descolorante.

Para preparar basta misturar todos os produtos citados e aplicar no cabelo.

Mas quem precisa? Normalmente a shampuzada é feita para retirar um pouco da tinta do cabelo (isso inclui aqueles reflexos avermelhados, acobreados, esverdeados ou amarelados que ficam nos fios) ou para tirar o chumbado.

Foto aqui.

E o cabelo como fica? Bom, cabelo é um negócio complicado, eu posso usar um shampoo e amar e você pode usar o mesmo shampoo e odiar, mas no geral o cabelo vai ficar bem ressecado, pois além do pó descolorante estamos usando o shampoo anti resíduos.

Por experiência própria eu recomendo que caso você necessite retirar um pouco da tinta do cabelo por que pintou e ficou escuro demais, ou por que já vem pintando de cores escuras e quer clarear que você utilize o DekapColor (eu falo dele aqui nesse post). Esse produto agride menos os fios e retira muito bem a tinta do cabelo.

A shampuzada deve ser utilizada com muito cuidado, pois se seu cabelo for quimicamente tratado, ou seja se você faz alisamento com hennê, Tioglicolato de amônia ou Guanidina, as chances do seu cabelo quebrar, cair ou derreter durante a aplicação são grandes, pois esses produtos não são compatíveis com a água oxigenada de volume 20 a 40, então muito cuidado!

Bom, se seu cabelo ficou um pouco verde por causa da piscina ou por alguma coloração recomendo que antes de aplicar a shampuzada você utilize apenas o shampoo anti resíduos, caso não resolva temos duas opções: escurecer os fios ou fazer a shampuzada. Em cabelos chumbados que são aqueles em que se aplica uma quantidade muito grande de reflexos cinza e ele efica com cor de pele de rato devemos fazer a shampuzada, pois dificilmente só o shampoo resolva.

Essa foto peguei aqui.

Nas fotos os cabelos não estão chumbados, é só para vocês entederem mais ou menos a cor que fica.. É daí pra pior.

A shampuzada deve ser aplicada por um profissional, pois ele sabe analisar o cabelo e verificar se o mesmo resiste a aplicação. Se a grana estiver curta peça ajuda de uma amiga, não faça sozinha em casa!

Para aplicar é simples, basta misturar todos os produtos e aplicar nos cabelos massageando os fios, como se estivesse limpando o cabelo, é importante ficar de olho no cabelo, quando notar que ele atingiu a cor desejada, ou seja que os reflexos indesejados sumiram, lave o cabelo imediatamente.

Não é indicado repetir o procedimento, mas se quiser arriscar… Tome cuidado!

Cuidado com os maus profissionais que sem nem ao menos perguntar o histórico do seu cabelo já vão colocando mil e um produtos nos fios! Pelo sim e pelo não faça um teste de mecha antes de fazer a shampuzada em todo o cabelo e de preferência realize o procedimento com um profissional de sua confiança!

Ah! Após a shampuzada não se esqueça de hidratar os fios, eles ficarão bem frágeis e necessitarão de mais cuidados.

Qualquer dúvida me perguntem, terei o maior prazer em responder!

Single Post Navigation

52 thoughts on “Falando de cabelo… A Shampuzada!

  1. Jéssica on said:

    oie, eu era loira tingida, com luzes e esolvi ficar morena… passei tinta loiro natural e não ficou no que eu desejava, assim passei lori escuro e meu cabelo ficou verde. Hoje já passei várias tintas e nao resolve, o verde predomina… o que fazer???

    • Fernanda on said:

      Tem que neutralizar o verde com vermelho para ele sumir, mas só recomendo fazer isso com uma cabeleireira que entenda de matização.
      Procure por uma profissional e peça para matizar o cabelo.
      Ela vai jogar um tom avermelhado para o vermelho “matar” o verde, ai ele some.

      Bjs!

  2. Adriene on said:

    meu cabelo é natural, cor de mel que tom ficaria se eu fizesse a shampuzada?

    • Fernanda on said:

      Em cabelos naturais não sei te dizer como ficaria. A shampuzada serve pra “limpar” os fios que tem restos de tinta.

  3. Stela Sousa on said:

    Ola, Tenho 15 Anos , desde do ano passado pinto meus cabelos de PRETO AZULADO !
    Só , que não aguento mais , esse tom escuro, me sinto feia =/
    Me indicaram passa esse shampuzada , mais não sei nada sobre ele , e estou muito afim , de fazer umas luzes, ou até mesmo umas mechas LOIRAS !
    Pintei o cabelo faiz uns 2 ou 3 meses , e miinha raiiz ja creceu um poucou , e o pior , vermelha :s

    Me ajude por favor

  4. Ai menina.. esse é o melhor post que vi sobre a shampuzada e também o mais recente, então espero que você leia e, se puder, responda meu comentário! Estou em uma guerra com o meu cabelo, vou te explicar:

    – minha cor original é castanho, mais pra claro, tendendo a clarear nas pontas.
    – fui inventar de clarear com um profissional da Revlon, e como não manjava de numeração, escolhi um tom ‘dourado’.. e ficou ruivo, ficou laranja! aquele tom água de salsicha.. pareceu até ruivo natural, mas acho que em mim fica super apagado e enferrujado. feio.
    – pintei de castanho claro váááárias vezes, por cima, com diversas marcas de tinta (Casting, Alfaparf, Garnier Nutrisse..) mas em poucas lavagens o laranja voltava a aparecer.
    – passei o tom 2.0 da Imedia, castanho-escuro, e ficou PRETO-BRUXA. assustador! :(
    – comprei Dekapcolor e passei 5 vezes, foi o que rendeu a caixinha.
    – o preto saiu, mas o laranja tornou a aparecer! e esse não quer sair de forma alguma.. lavei com anti-resíduos e tudo mais, meu cabelo tá começando a ficar fraco, e esse visual enferrujado não me abandona. Sei que se eu comprar mais um kit de dekapcolor não vai adiantar. a tinta ruiva da Revlon que foi usada era boa, bem pigmentada.. e vermelhos custam a sair mesmo.

    e aqui estou!
    Penso em fazer a shampuzada ainda hoje, mas tenho medo dele ficar amarelão demais..
    a cor que estou pensando em passar depois dessa ‘descoloração mais leve’ é 713 – loiro avelã, da Casting Creme Gloss. Não quero judiar mais do meu cabelo e prefiro esta que é sem amônia, eu já usei (em outro tom) e sei que ela demora a sair!

    Mas tudo o que eu queria era meu cabelo castanho natural de novo, pra clarear com camomila!! :(

    Me ajuda?
    Beijos.

    • Fernanda on said:

      Olha, como seu cabelo passou por muitas transformações eu oriento que você procure um profissional da sua confiança pra matizar seu cabelo.
      A profissional irá verificar se o cabelo puxa pro laranja ou vermelho e vai matizar com a coloração certa, sem pre cisar escurecer.
      Os tons avermelhados são difíceis mesmo de sair, você terá que ter paciência. Não adianta passar uma cor no cabelo sem ter o reflexo certo para matar essa cor que você não curte.

      Boa sorte!
      Beijos!

  5. Lillian on said:

    Olá , eu pintava meu cabelo de preto azulado , e resolvi fazer luzes pois estou cansada desse preto u.u , ja passei o Dekap Color, fiz as 4 aplicação corretamente , mais mesmo assim continua um pouco escuro , minha cabeleireira me enticou esse shampuzada , gostaria de saber se vai fazer mal ao meu cabelo , ou algo assim ..

    • Fernanda on said:

      Oi!
      A shampuzada nem sempre funciona e danifica sim o cabelo.
      A primeira coisa que você precisa compreender é que não da pra ter um cabelo preto azulado e ir pro loiro em pouco tempo sem estragar.
      Vá fazendo algumas mechas no cabelo aos poucos e assim você vai clareando ele devagar.
      De tanto fazer mechas quando você menos esperar está loira.
      Não fique passando mil produtos pra tirar a tinta dele senão você pode danifica-lo e depois de danificado é difícil e caro recuperar. Vá devagar!

      Beijos!
      Boa sorte!

  6. vera lucia silva de aquino. on said:

    quanto tempo a gente passa com a shampuzada no cabelo? bjs

    • Fernanda on said:

      Até você ver que ela resolveu seu problema, mas não fique muito tempo… 5 minutos acho que é um tempo máximo a se considerar. Melhor não maltratar tanto o cabelo.

      Beijos!

  7. leidi on said:

    Leidi, 25.04.2013
    meu cabelo é castanho médio nem claro nem escuro, a dois meses usei uma tinta profissional de salão, para tentar escurecer um pouco pois ele estava loiro . tentei que voltasse para o mais perto do tom natural do meu cabelo, mas a tinta escureceu muito deixou quase preto. fiquei com cara de velha ,odiei?
    Então dia 22.04 apliquei uma tinta clara para tentar clariar o cabelo mas não adiantou de quase nada. hoje recebir indicaçaõ de fazer a shampuzada e depois pintar com o tom escolhido o que devo fazer.

    • Fernanda on said:

      Oi Leidi!

      Não adiantou passar a tinta clara porque tinta não clareia tinta.
      Como seu cabelo estava pintado já, não ia pegar mesmo.
      Se seu cabelo ficou muito escuro eu faria uma shampuzada pra ver se funciona, talvez só com a shampuzada o cabelo já fique no tom que você quer.
      Lembre-se: Na hora de pintar o cabelo sempre compre a tinta 1 tom mais claro do resultado que você quer. Ex: Você quer que o cabelo fique 7.0? Passe o 8.0.
      Normalmente as tintas deixam o cabelo mais escuro do que se espera.

      Beijos!

  8. Patricia on said:

    amei seu blog ,eu estou fazendo curso de cabeleireira , mas ainda tenho muitas duvidas ,por isso quando eu nao estou no curso e estou em casa eu fico estudando foi ai que eu pesquisando na net eu vi seu blog e amei ler ele , tirou muitas duvidas minhas , obrigada ,bjssssss e continue a sim

  9. Patricia on said:

    bom !! eu gostaria de saber se eu posso fazer uma shampuzada no meu cabelo , a minha cor natural é 6 loiro escuro , eu pintei de loiro n:10 da loreal nossa fico um laranja quase loiro rsrsrsrs mas nao fico loiro , ai ! eu fis mechas , e tonalizei com n: 12.1 da matrix , de pois de um mes eu tonalizei com a richesse, metade da metade das duas 9.1 mais 9.2 com revelador, tudo da loreal , nossa fico perfeitas as minhas mechas , mas eu nao estou contente por que o fundo do meu cabelo esta laranja . eu hidrato muito meu cabelo . ele nao esta ressecado, sera que posso fazer a shampuzada ?? só tenho medo de chumba as minhas mechas .

    • Fernanda on said:

      Se você fizer a shampuzada não vai adiantar nada. O laranja está aí por que não descoloriu o cabelo direito e não porque a tinta não pegou direito, então a shampuzada não vai adiantar, o ideal é matizar o cabelo.

  10. Ola…
    Vc percebeu que usaram suas fotos do antes e depois do Decapcolor onde vc corta o cabelo.. para fazer propaganda do monovinA (Vitamina de cavalo pra crescer cabelo) como se a vitamina tivesse feito seu cabelo crescer… Usaram o cabelo ao contrario em vez de a foto dele grande e depois curto colocaram ele Curto e depois Longo rsss Ta ai o link

    rsrrs Beijos

  11. Natalia on said:

    Oi Fernanda, Boa noite!
    Gostei muito de sua matéria e queria alguns conselhos. Eu dei luzes tem mais ou menos uma semana e depois das luzes eu pintei . Odiei! a cor do cabelo em geral (tirando as luzes) ficou muito clara, tipo um mel, gostaria de saber se a shampuzada iria amenizar essa situação. =]

    • Fernanda on said:

      Mas você quer tirar a tinta que usou sobre as mechas?
      Se for isso a shampuzada ajuda sim, mas se a mecha está clara com a shampuzada você não conseguirá deixar o cabelo mais escuro.
      Explique um pouco melhor.

      • Natalia on said:

        Foi o seguinte, eu dei luzes mas achei que ficaram extremamente brancas contrastando com meu cabelo que é preto. Então pintei meu cabelo de um loiro claro, pra clarear o cabelo em geral e dar uma suavizada nas luzes, mas acabou que ficou horrivel! No locas das luzes ficaram bonitas mas o cabelo ficou com uma cor alaranjada, sem falar que ficou uma palha. Mas eu acabei indo no salão lá ela matizou. Melhorou um pouco mas ainda n fiquei satisfeita.

      • Fernanda on said:

        Natalia,

        Só indo no salão mesmo para resolver. Assim sem ver o cabelo não da pra te indicar nada.
        Vai indo no salão pra cabeleireira resolver.
        Não da pra arrumar do dia pra noite, mas da pra deixar com a aparência melhor

        Boa sorte!
        Beijos!

  12. Meu cabelo era loiro platinado , daí fico aquele amarelo queimado . Eu usava a V.G. Mais não satisfeita joguei um cinza e chumbo muuuuuuito , fico todo manchado . Então usei um loiro utra claro , shampoo anti-resíduos e água oxigenada vol. 40 mais ainda fico um chumbado , caabelo de velha .
    Eu usando a shampuzada vai sair tudo isso e voltar o meu amarelo queimado ? Prefiro ele do que isso . Me ajuda por favor

    • Fernanda on said:

      Oie!

      Infelizmente você só consegue corrigir isso no salão. Provavelmente a cabeleireira vá fazer uma shampuzada sim, mas não da pra afirmar. Só olhando o cabelo, analisando, para poder confirmar.
      Você pode tentar fazer a shampuzada, mas se eu fosse você iria logo num salão de sua confiança para ver se a cabeleireira salva seu cabelo. O chumbado é muito difícil de tirar.

      Boa sorte!
      Beijos!

  13. Bárbara on said:

    oii
    Meu cabelo é castanho escuro.Eu tava pensando em fazer a shampuzada com agua ox de 40 volumes.Dá certo ?

    • Fernanda on said:

      A shampuzada é boa pra você tirar restos de tinta do cabelo.
      Você quer fazer porque? Pra clarear?

  14. Olá, fiz luzes, porem a cada 15 dias tenho que retocar raiz por aus dos brancos. Dai fico com raiva que escurece as luzes . Retoco com 8.o e 8.1 . Sera que se usar a shampozada clareia e não fica avermelhado ou laranja. Quanto tempo posso ficar com a shampozada no cabelo Obrigada !

    • Fernanda on said:

      Pode ser que clareie sim, mas tenho receio de que ele clareie o resto do cabelo também.
      Nunca fiz esse procedimento. Só testando para saber, ou consultando um cabeleireiro que tenha feito.
      Desculpe não poder ajudar.

      Beijos!

  15. karen on said:

    ola fiz luzes e tonalizei meu cabelo com tinta. logo depois lavei meu cabelo com shampoo e condicionador que fiz com a violeta genciana e ficou um pouco lilas posso fazer a shampuzada e depois tonalizar com a tinta denovo?

    • Fernanda on said:

      Essa violeta genciana é um problema, é dificil dosar a mão pra ela dar certo.
      Pode fazer sim, mas tome cuidado para não maltratar o cabelo, muitos processos seguidos danificam os fios.

      Beijos

  16. Eu fiz progressiva em maio posso fazer shampuzada agora?

    • Fernanda on said:

      Faz um teste de mechas antes para saber se vai dar tudo certo, mas nunca vi dar problemas.

      Beijos!

  17. ale. almeida on said:

    ola meu cabelo e castamho escuro. na cor natural mais eu tingia de loiro. como engravidei ecureci pra chocolate e depois pintei de loiro 11.0 deu uma clareada boa
    so q ficou algumas partes escuras tem 9 meses que nao pinto sera q clareia por igual com a champuzada ????

    • Fernanda on said:

      Eu não sou a maior fã desse procedimento porque ele estraga o cabelo.
      Ela vai desbotar o cabelo, mas pode ser que desbote com manchas.

  18. cleide regina on said:

    uma vez, fui a um salao e fiz esta tal de shampuzada, galera isto detona o cabelo, antes de fazer qq besteira no cabelo, vao a um salao , caso contrario o gasto é maior, pois apos esta shampuzada deve se tratar mesmo do cabelo e digo isto requer gasto………

  19. juliane on said:

    ola Fernanda! Fiz uam shampozada diferente com shampoo hidratante,30ml, 10ml de agua morna e 10 ml de oleo com 30ml de agua ox, de acorodo com o blog da tayta rocha, shampoo para limpar a cor, hoje, meu cabelo estava no 5.1., clareou para um 6.1,com fundo a cobreado ainda, deixei apenas 5 minutos, repus com shampoo e creme recostrutor e mascara nani todos da aquaflora, porem tenho um pouco de fios brancos na raiz sera que posso tingir a raiz, porque so passei nas pontas a mistureba?

  20. Thaynara on said:

    Oi Fernanda! Meu cabelo é vermelho só que escuro, e quero ele BEM VERMELHO. Uma amiga mandou eu fazer essa Shampuzada e depois eu pinto o cabelo. Você acha que quando eu for pintar o vermelho vai ficar bem claro ou provavelmente irá ficar do mesmo jeito escuro? Estraga muito o cabelo? Obrigada…

    • Fernanda on said:

      Estragaaar não estraga, se souber fazer, mas uma coisa é fato, ele fica estranho. Meio duro, meio sem vida… É como se estivesse meio sujo, não sei explicar.
      Bom, tudo depende do vermelho. Vermelhos 6. alguma coisa são mais escuros… Tem colorações de marcas mais desconhecidas pelo público que deixam o cabelo beeem vermelho.
      Que cor e marca você usa?

  21. tamires on said:

    Oi gostaria de saber se realmente precisa do po descolorante ou apenas posso fazer com shaampo e agua oxigenada… me mandaram fazer isso pra diminuir o tom de preto do meu cabelo..

  22. apos a shampuzada quanto tempo posso fazer outra quimica no meu cabelo

  23. tenho luzes q quero fazer a shampuzada quanto tempo é recomendado que fique no cabelo?

    • Fernanda on said:

      A shampuzada tem que ficar no cabelo até você ver que arrumou a cor, claro que não pode ficar muito tempo senão pode danificar o cabelo.
      O que exatamente você quer fazer?

  24. Jamille on said:

    Oi, pintei minhad mechas californianas de lilas com VG, e hoje fiz a shampuzada pra tirar pois ja taba chumbado e tambem quero clarear as mechas de novo pra pintar de outra cor. Mas o problema é que não consegui tirar tuudo com a shamp. ficou ainda algumas mechas chumbadas, posso fazer de novo ou pode danificar meu cabelo se eu passar duas vezes no mesmo dia?

    • Fernanda on said:

      Acho mais indicado você hidratar o cabelo e aguardar uns dias para fazer o procedimento novamente.
      O cabelo pode não aguentar.

  25. Ana Lucia da Silva on said:

    Boa tarde ! Meu cabelo estava vermelho e fiz luzes e as pontas ficaram amareladas então coloquei um tonalizante loiro claro acinzentado e meu cabelo ficou castanho o que fazer para clarear novamente ?
    Desde já agradeço a sua ajuda ,
    Ana

    • Fernanda on said:

      Nossa, com loiro claro ele ficou castanho? Por acaso ele não está acinzentado?
      Se estiver, é possível que seu cabelo tenha chumbado.
      Se isso aconteceu, só muita xampuzada e paciência para tirar.
      Bom para clarear a solução é fazer novamente as luzes, porque tinta não clareia tinta. Não adianta você passar um loiro mais claro que não vai clarear.
      A xampuzada talvez ajude, pq ela desbota um pouco a tinta, mas não muda muita coisa.

      É bom procurar uma profissional para ela lhe dizer se o cabelo chumbou.

      Boa sorte! =)

  26. Oi,pintei meu cabelo já há um bom tempo com 6.66,passei o dekapcolor e pintei de loiro 10.0,mas o vermelho ainda predominou,então coloquei o loiro 8.0,e nada do efeito desejado,em um ato de desespero e maluquice descolori sozinha em casa,com Ox 40 e Descolorante,meu cabelo detonou,ficou uma parte branca e outra bem laranja,com vergonha do resultado apliquei o 5.0 e meu cabelo ficou manchado,uma parte escureceu e outra ficou com tons acobreados e outros ainda avermelhados,então mais uma vez apliquei tintura,dessa vez a 6.0,e mesmo assim meu cabelo continua manchado,uns tons acobreado com fundo avermelhado..Por favor me ajude,quero me livrar de vez do vermelho e mais pra frente clarear,quero adotar um loiro,mas sei que pra dá certo preciso de ajudar!!
    O que faço???

    • Fernanda on said:

      Recomendo que você vá a uma profissional de confiança…
      Tentar arrumar em casa pode não dar certo e piorar a situação.
      Seu cabelo deve estar super frágil, pois você fez muita coisa nele.
      =)

Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 2.005 outros seguidores

